Agência Panafricana de Notícias

Argélia regista baixa em receitas petroleiras

Argel- Argélia (PANA) -- As receitas petrolíferas da Argélia atingiram seis biliões 700 milhões de dólares americanos nos dois primeiros meses de 2009, anunciou quarta-feira em Argel o ministro da Energia e Minas, Chakib Khelil.
Em conferência de imprensa, Khelil qualificou "de relativamente fracas" estas receitas financeiras atribuindo-as às condições desfavoráveis do mercado.
O governante argelino precisou que a este ritmo de evolução das exportações, todas as receitas esperadas para o ano de 2009 situar-se-ão entre 30 e 40 biliões de dólares americanos, ou seja o nível realizado entre 2001 e 2007, contra rendimentos de 78 biliões de dólares registados em 2008.
Apesar desta diminuição, a Empresa Nacional dos Combustíveis, SONATRACH, pretende investir 11 biliões de dólares americanos com os seus parceiros em 2009 contra 12 biliões investidos no ano transacto, disse.
O ministro argelino da Energia e Minas declarou, por outro lado, que a organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) examinará, durante a sua reunião de 15 de Março próximo em Viena (Áustria), a oportunidade de reduzir a produção para tentar levar os preços do crude a 75 dólares o barril.
Durante a sua reunião precedente realizada em Oran, no oeste argelino, a 17 de Dezembro último, a OPEP decidiu reduzir a sua produção para dois milhões 200 mil barris por dia, elevando a quatro milhões 200 mil barris por dia o volume global das reduções desde Setembro de 2008.