Argel, Argélia (PANA) – O Governo argelino afirmou acompanhar com grande preocupação os últimos desenvolvimentos da situação na Líbia, com a escalada das posições entre as partes em conflito.
Num comunicado, o Ministério argelino dos Negócios Estrangeiros reiterando a posição de princípio da Argélia baseada no respeito pela livre vontade do povo líbio e pelas decisões pertinentes do Conselho de Segurança.
Neste comunicado, a Argélia reafirma o seu apelo para uma solução política inclusiva e duradoura através de um diálogo federador interlíbio, "longe de qualquer ingerência estrangeira de qualquer forma e origem", e exorta os protagonistas líbios a fazer prevalecer "a sabedoria e o diálogo para pôr termo às hostilidades neste país vizinho e irmão”.
"A Argélia renova igualmente o seu apoio ao povo líbio nesta fase sensível da sua história e o seu apoio às suas aspirações à segurança, à estabilidade, ao desenvolvimento e à cooperação com todos os seus vizinhos”, acrescenta nota.
A Líbia vive uma crise política e militar que opõe o Governo internacionalmente reconhecido e uma rebelião baseada no leste do país apoiada pela Câmara dos Representantes e forças militares, liderada pelo marechal Khalifa Haftar, desde a queda do regime de Muamar Kadafi, em 2011.
-0- PANA AT/IN/JSG/MAR/IZ 01maio2020