Agência Panafricana de Notícias

Argélia na cimeira africana sobre reforma do Conselho de Segurança

Argel, Argélia (PANA) - O ministro argelino dos Assuntos Magrebinos da União Africana e Liga dos Estados Árabes, Abdelkader Messahel, representa a Argélia na cimeira dos chefes de Estado e de Governo do Comité dos Dez da União Africana (UA) sobre a reforma do Conselho de Segurança aberta esta sexta-feira na Namíbia, segundo uma nota oficial.

A questão da reforma do Conselho de Segurança figura na agenda dos trabalhos da Assembleia Geral das Nações Unidas a pedido de vários países, incluindo africanos, para que "esta instância onusina reflita da melhor maneira o desenvolvimento das relações internacionais, nomedamente para dar a África o lugar que merece no concerto das Nações", refere a nota.

O Ministério argelino dos Negócios Estrangeiros revelou que a Argélia está a trabalhar "para o êxito da posição comum de África relativa à reforma do Conselho de Segurança saída do "consenso de Ezulwini" adotado em março de 2005.

Este consenso reivindica dois assentos permanentes do Conselho de Segurança, com todos os direitos e vantagens para África.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/IZ 15janv2016