Agência Panafricana de Notícias

Argélia lança site WEB sobre II Festival Panafricano de Argel

Argel- Argélia (PANA) -- O ministério argelino da Cultura acaba de lançar um site WEB, www.
panafalger2009.
dz, dedicado ao II Festival Cultural Panafricano a decorrer de 05 a 20 de Julho próximo em Argel, soube-se de fonte oficial.
Numa nota de apresentação deste site WEB, a ministra argelina da Cultura, Khalida Toumi, explica que este segundo festival oferece uma nova oportunidade à África, quase libertada da dominação colonial, para mostrar a extraordinária diversidade dos seus povos e a sua deslumbrante criatividade em todos os domínios culturais e artísticos.
Os temas retidos dizem respeito também ao património, ao teatro, à música, à coregrafia, ao cinema bem como à literatura, à namda desenhada, a artes visuais e ao artesanato artístico.
A ministra argelina sublinha que a União Africana e os Governos africanos já estão mobilizados para este grande compromisso, convidando intelectuais, mulheres e homens de cultura a transmitirem suas contribuições e ideias para enriquecer esta manifestação.
Há quarenta anos, isto desde 1969, a Argélia organizou um evento similar.
A carta do renascimento cultural africano e o catálogo do festival estão também disponíveis bem como contribuições de homens de letras como o escritor argelino, Rachid Boudjedra, referiu.
Um espaço está reservado aos quatro Africanos Prémio Nobel de literatura, designadamente o Egípcio Naguib Mahfouz, o Nigeriano Wole Soyinka, e os Sul-Africanos, Nadine Godimer e John Maxwell Coetzee, anunciou a ministra argelina da Cultura.