Agência Panafricana de Notícias

Argélia favorável a uma solução política na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Argélia defende uma solução política na Líbia no quadro de um diálogo inclusivo entre todas as partes líbias em conflito, reiterou terça-feira o primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal.

"O meu país está favorável a uma solução política, através de um diálogo inclusivo entre todas as partes líbia, exceto grupos terroristas, a fim de permitir à Líbia preservar a sua coesão, a sua soberania e sua integridade territorial" declarou Sellal na abertura da VI reunião de alto nível entre a Argélia e a Espanha, em Madrid (capital argelina), relatada pela Agência de Notícias Argelina (APS).

O primeiro-ministro argelino acrescentou que "é de extrema importância que os nossos dois países (Argélia e a Espanha) e a comunidade internacional possam trabalhar para o estabelecimento com urgência de um governo de unidade nacional (na Líbia) como ato decisivo da resolução da crise líbia ".

Sellal prestou, neste contexto, uma homenagem apoiado aos esforços que não pára de envidar o enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Bernardino Leon, com vista a chegar a uma solução para a crise que atravessa este país.

A reação argelina segue-se ao facto de o campo (Governo paralelo) que controla a capital líbia, Tripoli, e algumas cidades do oeste do país, se recusaram a assinar um protocolo de acordo facilitado em junho último pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Marrocos.

Expressou, por outro lado, a sua satisfação quanto a cooperação desenvolvida entre a Argélia e a Espanha no domínio da luta contra o terrorismo, o extremismo e a criminalidade.

-0- PANA BY/TBMS/DIM/DD 22julho2015