Agência Panafricana de Notícias

Argélia elimina Côte d'Ivoire nos quartos-de-final do CAN 2010

Cabinda- Angola (PANA) -- A Côte d'Ivoire, tida como uma das equipas favoritas para a conquista do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2010, foi eliminada nos quartos-de-final pela Argélia ao perder por 2-3 domingo à noite em Cabinda, no norte de Angola.
Apesar de jogar com as suas "estrelas" que actuam nos melhores clubes da Europa, tais como Didier Drogba, Salomon Kalou (ambos do Chelsea da Inglaterra) e Yahya Touré (FC Barcelona da Espanha), a Côte d'Ivoire foi incapaz de provar no terreno o favoritismo que lhe era atribuído.
No desafio entre as duas equipas mundialistas, os "Elefantes" ivoirienses começaram bem o jogo com golo de Saloumon Kalou aos 4 minutos, mas relaxaram depois e permitiram aos "Fennecs" argelinos empatar (1-1) aos 39 minutos por intermédio de Matmour até ao intervalo.
Na segunda parte, os Argelinos pressionaram, mas isto não impediu Kader Keita de dar a vantagem aos Ivoirienses (2-1) aos 82 minutos com um remate estupendo a 26 metros da baliza de Chaouchi.
Quando todos pensavam que a Côte d'Ivoire já tinha a qualificação garantida para as meias-finais, Bougherra mostrou que a Argélia era uma equipa coesa e imprevisível ao marcar o golo do empate (2-2) aos 91 minutos, forçando o prolongamento.
Logo após o início do período suplementar, os Ivoirienses, sem tempo para acordar do pesadelo em que estavam mergulhados, foram novamente surpreendidos aos 92 minutos com um golo de Bouazza que garantiu a qualificação da Argélia para as meias-finais do CAN 2010.
Nas meias-finais, a Argélia defrontará o vencedor da partida entre os Camarões e o Egipto, prevista para esta segunda-feira.
Em caso de vitória, o "Faraós" do Egipto poderão vingar-se dos seus "carrascos" argelinos que os afastaram da corrida ao Mundial de 2010 na África do Sul.