Agência Panafricana de Notícias

Argélia e Níger ratificam acordo para construção de gasoduto

Paris, França (PANA) - A Argélia e o Níger ratificaram um acordo intergovernamental para a construção dum gasoduto de cerca de quatro mil e 400 quilómetros destinado a transportar gás natural da Nigéria para a Espanha, soube a PANA de fontes seguras quinta-feira em Paris.

O gasoduto, cuja construção se estima entre 10 e 13,7 biliões de dólares americanos, partirá de Calabar, no sul da Nigéria, atravasserá este país num comprimento de 1.037 quilómetros, o Níger (841 quilómetros) e a Argélia (2.303 quilómetros).

O estudo de viabiliade do projeto foi finalizado desde 2006, sublinha um documento sobre o projeto, precisando que a vertente argelina é gerida pela Sociedade Nacional para a Pesquisa, Produção, Transporte e Transformação dos Hidrocarbonetos (SONATRACH), a vertente nigerina pela Sociedade Nigerina dos Produtos Petroleiros (SONIDEP) e a vertente da Nigéria pela Companhia Nacional de Pretróleo (NNPC).

O Níger juntou-se em 2011, após o arranque da refinaria de Zinder (centro-este), à Argélia e à Nigéria no clube dos países africanos produtores de petróleo e gás.

-0- PANA SEI/JSG/MAR/TON 22nov2012