Argel, Argélia (PANA) – As empresas argelinas e italianas, SONATRACH e ENI renovam um contrato de venda/compra de gás natural a longo prazo, destinado ao mercado italiano e às novas condições para a continuação da parceria na exploração do sistema de transporte TMPC, soube a PANA de fonte oficial em Argel.
Para o efeito, dois acordos foram assinados pelo Presidente do Conselho de Administração da SONATRACH, Rachid Hachichi, e pelo administrador adjunto da ENI, Claudio Descalzi.
As duas empresas concluíram um acordo para prolongar para 10 anos a duração do contrato de venda e compra de gás natural, concluídos em 1977.
Este acordo permitirá à SONATRACH consolidar a sua posição no mercado italiano e permanecer um dos principais fornecedores de gás natural neste mercado.
Permite-lhe igualmente reforçar a sua relação histórica com um dos seus principais clientes e grande ator na cena enérgica mundial.
A exportação do gás argelino para a Europa conheceu uma crise.
A parte europeia insistiu nos preços competitivos e em contratos de curta duração, rejeitados pela parte argelina rejeitou, referiu-se.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 17maio2019