Agência Panafricana de Notícias

Argélia e França exortam partes malianas em conflito a assinarem acordo de paz

Túnis, Tunísia (PANA) - A Argélia e França apelaram terça-feira a todas as partes envolvidas na crise no Mali para assinarem, a 15 de maio corrente em Bamako, capital do Mali, o acordo de paz e de reconciliação.

A informação foi dada pelo ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra, que acaba de se reunir em Argel, a capital argelina, com o seu homólogo francês, Laurent Fabius.

Lamamra precisou que o seu país está em contacto permanente com todas as partes malianas bem como com o comité de mediação que compreende vários países, incluindo França e os Estados Unidos.

Por seu turno, o representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no Mali, Mongi Hamdi, exortou os Malianos a "demonstrar o seu engajamento" em relação ao processo de paz conducente à assinatura, a 15 de maio corrente, do acordo de paz.

Considerou que "uma paz justa, duradoura e credível só pode ser realizada pelos próprios Malianos".

"A violência deve terminar imediatamente", declarou Hamdi, deplorando terça-feira uma emboscada montada por elementos da coligação dos movimentos do Azawad (rebeldes do norte) contra uma caravana do Exército maliano na região de Tombouctou, no norte do país, causando a morte de nove soldados malianos.

Advertiu os grupos responsáveis da violação do cessar-fogo, afirmando que eles carregam uma pesada responsabilidade a respeito do povo maliano".

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 14maioO2015