Agência Panafricana de Notícias

Argélia condena ataque contra forças da Missão da ONU no Mali

Túnis, Tunísia (PANA) – A Argélia condenou “firmemente” o atentado ocorrido quinta-feira última na província de Tombouctou, no norte do Mali, contra as forças da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA), que matou e feriu vários "capacetes azuis" do Burkina Faso.

A condenação foi feita no mesmo dia pelo porta-voz do Ministério argelino dos Negócios Estrangeiros, Abdelaziz Cherif, numa declaração citada pela Argélia Press Serviço (oficial).

Chérif exprimiu a solidariedade da Argélia com o Burkina Faso, líderes e todos os trabalhadores da MIMUSMA, reiterando a rejeição e a condenação do terrorismo e dos terroristas.

Estes ataques «traduzem o desespero dos seus autores e dos seus patrocinadores que se sentem contrariados pela determinação de todas as componentes do povo maliano a construir a paz e envolver-se resolutamente na via da fraternidade e reconciliação », acrescentou o diplomata.

No total, seis "capacetes azuis" originários do Burkina Faso morreram quinta-feira última entre Tombouctou e Goundam, ambas localidades no norte maliano, durante um ataque perpetrado por homens armados. Nove outros Burkinabes ficaram feridos, assinala-se.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/DD 03julho2015