Agência Panafricana de Notícias

Argélia assina acordos de prospeção de petróleo com Eni e Total

Argel, Argélia (PANA) - A Argélia aspira a ultrapassar vários desafios no setor da energia com empresas estrangeiras e trabalha para reativar a legislação sobre combustíveis a ser concluída dentro de alguns meses com o objetivo de atrair mais investimentos no domínio das minas para o país, declarou o seu primeiro-ministro, Ahmed Ouyahia.

Ouyahia fez estes pronunciamentos por ocasião da assinatura segunda-feira em Argel, de dois acordos de prospeção do petróleo offshore entre a Empresa Nacional para a Pesquisa, Produção, Transporte, Transformação e Comercialização dos Hidrocarbonetos da Argélia (SONATRACH) e o gigante italiano da energia, Eni, e a empresa francesa Total, à margem do Fórum sobre o "Futuro da Energia na Argélia", findo terça-feira na capital argelina.

Segundo o presidente de Eni, Claudio Descalzi, a assinatura das duas convenções de entendimento vai permitir prospetar nas águas profundas na zona geológica que não tenha registado, no passado, operações de prospeção.

A ENI vai contribuir para estas operações, oferecendo a sua experiência obtida no leste do Mediterrâneo e no domínio da prospeção mais avançada, acrescentou.

O gigante italiano da energia intervém na Argélia desde 1981, participa em 32 licenças de extração no país e produz 90 mil barris/dia de petróleo, refere-se.

-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 31out2018