Argélia apoia candidatura do Quénia ao Conselho de Segurança da ONU
Nairobi, Quénia (NAPA) - A Argélia comprometeu-se a apoiar a candidatura do Quénia a um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para o período 2021-2022.
De acordo com a Presidência queniana, este compromisso foi assumido pelo embaixador argelino cessante no Quénia, Salah Francis Elhamdi.
O embaixador Elhamdi disse que o seu país considera que o Quénia é o país africano mais bem posicionado para fazer valer os interesses de África ao Conselho de Segurança, tendo em conta os seus antecedentes em matéria de segurança e manutenção da paz aos níveis regional e continental.
O diplomata falava, em Nairobi, numa audiência que serviu para se despedir do Presidente Uhuru Kenyatta.
Kenyatta saudou o apoio da Argélia e felicitou o embaixador cessante pelo seu papel na melhoria das relações entre o Quénia e a Argélia
"Contribuiu de forma significativa ao reforço da nossa relação durante o tempo que esteve no Quénia. Trabalhar consigo foi um verdadeiro prazer", disse o Presidente Kenyatta ao embaixador argelino cessante.
Manifestou o optimismo de que o Quénia e a Argélia continuarão a desenvolver as suas relações bilaterais através de melhores interações entre os povos, sublinhando que ambos os países partilham aspirações comuns para os seus povos, em África e na cena internacional.
O Quénia é o único país africano a candidatar-se a este lugar depois de receber a luz verde da União Africana em Addis Abeba, a 22 de Agosto.
-0- PANA DJ/VAO/AKA/DIM/IZ 18out2019