Agência Panafricana de Notícias

Argélia aceita 900 milhões de euros emprestados pelo BAD

Argel, Argélia (PANA) - O Conselho de Ministros argelino aprovou, quarta-feira, um empréstimo em condições vantajosas assinado entre a Argélia e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) de 900 milhões de euros, indica um comunicado oficial.

Este empréstimo é concedido a uma taxa de juro concessional moderado e reembolsável em 20 anos dos quais cinco diferidos, precisa o comunicado.

O fundo é para financiar um programa de reformas e mecanismos de trabalho adotado pelo Estado argelino para realizar o desenvolvimento económico global, nomeadamente a melhoria do clima de negócios e do investimento, bem como a promoção da eficácia do setor da energia e das energias renováveis.

Durante a visita do presidente do BAD, Akinwomi Adesina, à Argélia, em abril último, este país e o Banco decidiram reforçar a sua cooperação através duma parceria estratégica bilateral a favor do desenvolvimento do país.

A Argélia figura entre os países que contribuíram para a criação do BAD e detém 4,2 porcento das participações, fazendo dela o quarto país contribuinte africano e o sétimo a nível de todos os países contribuintes nesta instituição financeira internacional.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 29dez2016