Argel acolhe sessão de formação para peritos africanos sobre combate ao terrorismo
Argel, Argélia (PANA) - Uma sessão de formação sobre o reforço das capacidades na luta contra o terrorismo através da educação decorre desde domingo último em Argel, soube a PANA de fonte oficial no local.
Neste encontro que termina a 4 do corrente participam cerca de 30 peritos, provenientes de 12 países da África do Norte e Ocidental, de acordo com a fonte.
Sob a égide do Centro Africano de Estudos e Pesquisa sobre o Terrorismo (CAERT), em colaboração com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a sessão permitirá aos participantes trocarem informações sobre as variantes do fenómeno do terrorismo.
Entre os países representados figuram, nomeadamente, a Tunísia, o Burkina Faso, o Mali, o Egito, a Líbia, o Tchad, o Níger, a Mauritânia, bem como peritos do CAERT e da Organização do Tratado Atlântico do Norte (NATO, sigla em inglês), assinala-se.
Falando durante a sessão de abertura, o diretor do CAERT, o coronel Larry Gbevlo-Lartey Esq, indicou que a sessão de formação, ''a primeira do género'', tem como objetivo colocar à disposição dos participantes informações sobre ''as recentes mudanças da ameaça terrorista, tanto na sua natureza como em diferentes manifestações''.
Por sua vez, os formadores da OTAN vão apresentar diferentes instrumentos teóricos e práticos úteis para o reforço da luta contra o terrorismo.
Casos vivenciados serão igualmente expostos para permitir aos participantes beneficiarem de diferentes experiências e poderem adaptá-los aos seus contextos nacionais, indicou o diretor do CAERT.
Órgão da União Africana sediado em Argel, o CAERT pauta pela coordenação dos esforços inter-africanos para enfrentar ameaças terroristas, refere-se.
-0- PANA AT/IN/JSG/CJB/DD 1abr2019