Monróvia, Libéria (PANA) - A gigante mundial siderúrgica ArcelorMittal planeia relançar a expansão das suas operações de mineração do ferro, na Libéria este ano, com um primeiro concentrado previsto para o final de 2023.
A empresa opera um projeto de de minério de cinco milhões de toneladas, desde 2011, e iniciou uma expansão para 15 milhões de toneladas por ano, em 2013.
A fase 2 do projeto foi interrompida, quando as empresas contratantes no local se retiraram com o início da crise do Ébola, na África Ocidental, em 2014.
A ArcelorMittal anunciou segunda-feira que concluiu um estudo de viabilidade revisto para a construção modular de um concentrador de 15 milhões de toneladas, com capacidades alinhadas para a mina, o concentrador, a ferrovia e o porto.
Cerca de 800 milhões de dólares americanos serão necessários para concluir o Projeto Brownfield, disse a gigante do aço, observando que cerca de 85 por cento das compras já foram feitas e 60 por cento da construção civil foi concluída.
O estudo de viabilidade foi revisto, em 2019, para aplicar as melhores tecnologias disponíveis e substituir o tratamento de resíduos pela via húmida pelo tratamento a seco, disse a empresa. O primeiro concentrado é esperado para o quarto trimestre de 2023, acrescentou-se.
-0- PANA AR/BAI/IS/SOC/MAR/IZ 25maio2021