Agência Panafricana de Notícias

Arcebispo sul-africano deplora apatia face à violência na Nigéria e em Gaza

Cidade, África do Sul (PANA) - O arcebispo Thabo Makgoba da cidade sul-africana do Cabo interrogou-se por que África, Estados Unidos e a comunidade internacional não demonstram repulsa contra a violência vivida em Gaza e no norte da Nigéria.

Pronunciando o seu discurso no Sínodo da Diocece Anglicana do Cabo, o arcebispo pediu orações pelos povos da Palestina e de Israel e pelas vítimas da violência na Nigéria.

"O que vimos nos nossos ecrãs de televisão durante o bombardeamento israelita de Gaza é deplorável e profundamente chocante. É igualmente tão chocante o massacre indiscriminado de homens, mulheres e crianças na Nigéria que se arrasta há meses", sentenciou.

Por isso, prosseguiu, é preciso perguntar-se por que os Estados Unidos não se indignam contra o que ocorre em Gaza e por que África e o Mundo não se indignam contra os massacres na Nigéria.

Ele convidou todos os Sul-Africanos a rezar pelas meninas raptadas na sua escola no norte da Nigéria pelo grupo rebelde Boko Haram, e pelas vítimas e famílias das pessoas mortas nos ataques quase diários neste país.

"Levantemo-nos com o povo da Palestina, incluindo de Gaza, e de Israel pela oração", concluiu.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 15ago2014