Arcebispo sul-africano Desmond Tutu festeja 90 anos de idade
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O lendário arcebispo sul-africano Desmond Tutu festeja os seus 90 anos de idade nesta quinta-feira, na Cidade do Cabo.
Muitos eventos estão previstos em todo o país para homenagear o clérigo mais famoso de África, que desempenhou um papel importante no fim do regime do apartheid.
Ele deve assistir a uma missa na Catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo, onde foi o primeiro arcebispo negro do país na década de 1980.
Dalai Lama e Graça Machel, viúva do ex-Presidente Nelson Mandela, participam esta quinta-feira numa conferência virtual organizada em sua homenagem.
O bispo Tutu, nascido em 1931, foi ordenado sacerdote anglicano e, em 1962, viajou para o Reino Unido para estudar teologia, no King's College de Londres.
De 1978 a 1985, foi secretário-geral do Conselho de Igrejas da África do Sul. Ele tornou-se numa das figuras da oposição ao sistema de apartheid, da segregação racial e do domínio da minoria branca, antes de ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 1984.
Depois da libertação de Nelson Mandela da prisão, em 1990, o bispo Tutu presidiu à Comissão Verdade e Reconciliação, encarregada de investigar os abusos dos direitos humanos cometidos por grupos pró e antiapartheid.
Desde o fim do apartheid, o bispo Tutu fez campanha pelos direitos dos homossexuais e falou sobre uma ampla gama de questões, incluindo o conflito israelo-palestino, a sua oposição à guerra do Iraque e as suas críticas aos Presidentes sul-africanos Thabo Mbeki e Jacob Zuma.
Para Piyushi Kotecha, presidente da Fundação Desmond e Leah Tutu, o bispo Tutu é um dos artesões da paz e da justiça no Mundo.
“Já uma personalidade excepcional, o bispo Tutu começa uma nova década esta semana como uma voz coerente, intransigente e ferozmente independente de pacificação, de justiça, de fé e de amor incondicional”, disse.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 07out2021