Arábia saudita e Líbia promovem cooperação bilateral
Tripoli, Líbia (PANA) – A Arábia Saudita e a Líbia sublinham a importância dos “meios de cooperação em diferentes domínios, no interesse dos povos líbio e saudita”, indica um comunicado da Presidência da Câmara dos Representantes publicado segunda-feira última em Tripoli.
Citado neste comunicado, o conselheiro da Presidência da Câmara dos Representantes (Parlamento líbio), Fathi Al-Mreimi, declarou que esta posição foi manifestada durante um encontro entre o presidente desta instituição, Aguila Saleh, e rei saudita, Salman Bin Abdel Aziz.
O encontro, inscrito no quadro duma visita oficial ao Reino da Arábia Saudita, versou igualmente sobre “os últimos desenvolvimentos na cena política líbia.”
Aguila Saleh chegou a Riad, a capital saudita, domingo último à noite.
Numa declaração à imprensa, Al-Mreimi revelou que a visita intervém a convite do rei saudita.
O encontro entre as duas personalidades passou em revista vários assuntos e questões de interesse comum aos dois países.
A Arábia Saudita é acusada de apoiar, com os Emirados Árabe Unidos e o Egito, o campo oposto líbio do marechal Khalifa Haftar, aliado do Parlamento paralelo líbio baseado em Tobrouk, no leste da Líbia.
Em contrapartida, o Qatar e a Turquia são suspeitos de apoiar o Governo de União Nacional líbio reconhecido pela comunidade internacional e presidido por Fayez al Sarraj.
O presidente do Parlamento líbio endereçou duas cartas às Nações Unidas e à Liga Árabe, apelando-lhes para reconhecerem o Governo líbio de União Nacional e a Câmara dos Representantes e dos seus órgãos subsidiários enquanto único órgão legítimo do país.
-0- PANA BY/BEH/MAR/DD 02dez2019