Agência Panafricana de Notícias

Arábia Saudita financia projecto agrícola na Tunísia

Túnis- Tunísia (PANA) -- O Fundo Saudita de Desenvolvimento (FSD) concederá um um crédito de 26 milhões de dinares tunisinos (mais de 21 milhões de dólares americanos) ao Governo tunisino para o financiamento de um projecto de desenvolvimento agrícola integrado, soube-se quinta-feira em Túnis de fonte oficial.
Segundo a fonte, que não precisa as condições deste empréstimo, o acordo sobre este financiamento foi assinado quinta-feira em Túnis entre e o Governo tunisino e o FSD e a região visada é Sidi Bouzid, no sudoeste da Tunísia.
Este projecto, estimado globalmente em 45 milhões de dinares (mais de 34 mil 500 dólares americanos), visa garantir uma "gestão racional dos recursos naturais da região e melhorar as condições de vida de 142 mil habitantes da região", de acordo com a fonte.
O projecto sera realizado num período de cinco anos e permitirá criar mais de três mil empregos permanentes e 664 micro-projectos, além de ter a vantagem de proteger contra a erosão uma área de mais de 10 mil hectares.
A nível das produções agrícolas, o projecto assegurará uma produção adicional de cerca de 70 mil toneladas de legumes, 23 mil toneladas de fruta, oito toneladas e meia de cereais e 726 toneladas de carnes vermelhas.
O acordo de empréstimo foi rubricado pelo ministro tunisino do Desenvolvimento e Cooperação Internacional, Mohamed Nouri Jouini, e pelo vice-presidente do Fundo Saudita de Desenvolvimento, Youssef Ibrahim Al Bassem.
Trata-se do 18º projecto financiado pela Arábia Saudita na Tunísia com 446 milhões de dinares (cerca de 370 milhões de dólares americanos).