Arábia Saudita apoia com $ 2,5 milhões organização da cimeira da OCI no Níger
Niamey, Níger (PANA) - A Arábia Saudita decidiu apoiar com dois milhões 500 mil dólares americanos ( um bilião 375 milhões de francos CFA) a organização da 47ª sessão do Comité dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização da Cooperação Islâmica (OCI).
O evento está previsto para 27 a 28 de novembro de 2020, em Niamey, segundo a Agência Nigerina de Notícias (ANP).
O cheque foi entregue sábado ao ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação, Integração Africana e Nigerinos do Exterior, Kalla Ankouaro, pelo encarregado de Negócios da Embaixada saudita no Níger, Oumar Zakaria.Segundo o diplomata saudita, é em resposta ao pedido do Níger que o Governo do seu país concedeu esta contribuição para a boa organização e êxito total desta importante reunião da OCI.
O ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros, agradeceu à Arábia Saudita “este gesto tão importante para nós”, antes de lembrar que a conferência foi prevista para ser realizada em abril de 2020, antes de ser adiada por causa da pandemia ligada ao coronavírus (covid-19).
"Nós queremos que toda a Umma islâmica se reúna, em Niamey, para este encontro destinado a examinar todas as questões internacionais e da comunidade islâmica” que, explicou o chefe da diplomacia nigerina.
Precisou que foi “ devido ao custo da organização dum tal evento que a Arábia Saudita está a acompanhar o Níger através deste apoio orçamental”.
Ele exortou depois o encarregado de Negócios a “ transmitir ao Governo e ao povo do Reino da Arábia Saudita todos os agradecimentos do povo e do Governo nigerinos” mas também “ a minha sincera expetativa de ver o meu homólogo da Arábia Saudita a fim de que ele esteja presente nesta sessão”.
A OCI agrupa 57 países-membros, incluindo o Níger. Ela representa a segunda maior organização mundial após as Nações Unidas e mantém relações com 30 organizações internacionais.
-0- PANA SA/IS/SOC/FK 25out2020