Agência Panafricana de Notícias

Anulada dissolução da equipa nacional do Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- A decisão da Federação Beninense de Futebol (FBF) de dissolver a equipa nacional A logo depois do seu fisco noo último Campeonato Africano das Nações (CAN) em Angola foi levantada no termo duma reunião do seu Comité Executivo quarta-feira última em Cotonou, de acordo com um comunicado oficial.
De acordo com a nota divulgada pela FBF e a que a PANA teve acesso, também foram levantadas as sanções contra os jogadores que participaram no CAN em Angola, onde a equipa foi eliminada na primeira fase desta competição.
A Federação impôs, no entanto, regras para evitar derrapagens que por pouco comprometeriam a participação da equipa nacional no CAN de 2010.
Doravante, lê-se no mesmo comunicado, o acesso à equipa nacional, para todas as categorias, será regulamentado por uma Carta de Boa Conduta que cada jogador convocado deverá assinar.
As disposições da Carta visam criar um clima de trabalho perfeito no seio da Federação Beninense de Futebol, explica o comunicado.
Em Fevereiro último, lembre-se, o Comité Executivo da FBF dissolveu a seleção nacional e a sua equipa técnica por "chantagem", "falta de patriotismo" dos jogadores, "cumplicidade", "aprovação pela equipa técnica destes atos cometidos na véspera da CAN 2010 em Angola".
Estes "atos repreensíveis" e a sua aprovação pela equipa técnica teriam hipotecado a participação do Benin nesta competição continental, e expor o Benin a "sanções severas da Confederação Africana de Futebol (CAF)", se não o chefe de Estado (Boni Yayi) não interviesse pessoalmente na gestão da crise, indicou a Federação.