Antony Nkinzo nomeado diretor de gabinete do Chefe de Estado congolês
Kinshasa, RD Congo (PANA).- O director-geral da Agência Nacional para a Promoção de Investimentos (Anapi) na RD Congo, Antony Nkinzo Kamole, foi nomeado, quinta-feira, chefe de gabinete do Chefe de Estado, em substituição de Guylain Nyembo, que se tornou Vice-Primeiro Ministro, Ministro do Planeamento, nos termos de um despacho presidencial lido na televisão nacional.
Nascido a 22 de setembro de 1976 em Bukavu, na província de Kivu do Norte (leste da RD Congo), Anthony Nkinzo Kamole é advogado e gestor de negócios congolês.
Licenciado em Direito, opção de direito público internacional, em 2000, na Universidade de Kinshasa, Anthony Nkinzo também possui uma Pós-Graduação em Direito anteriormente obtida na Universidade Católica de Bukavu. Em 2014, obteve uma Certificação em estudos superiores aprofundados em gestão geral avançada na escola de negócios francesa HEC Paris.
Após os estudos universitários, Anthony Nkinzo Kamole foi recrutado para a Direcção Geral de Impostos (DGI) como verificador de cobranças, onde trabalhou durante 4 anos, de 2000 a 2004. Em seguida, atuou como chefe da equipe responsável pela área fiscal e jurídica até 2007, na PricewaterhouseCoopers (PWC).
Em 2007, juntou-se à Nestlé Congo como parceiro comercial de recursos humanos, onde implementou as políticas internas da Nestlé de acordo com os regulamentos laborais locais na RD Congo. Ele retornou à PricewaterhouseCoopers (PWC) em 2012 para atuar como gerente tributário e jurídico responsável por consultoria jurídica e avaliação tributária para clientes locais e internacionais antes de embarcar em sua carreira pública. De Fevereiro a Julho de 2017, Anthony Nkinzo Kamole ocupou o cargo de sócio associado responsável pelos aspectos jurídicos e fiscais do escritório ABN Nzailu & Co.
Anthony Nkinzo Kamole iniciou a sua carreira política em Setembro de 2012, quando foi nomeado para o Ministério do Orçamento como chefe de gabinete do Vice-Primeiro-Ministro Daniel Mukoko Samba no governo Matata I. Deixou este cargo em Dezembro de 2014, após a remodelação do gabinete.
Em janeiro de 2015, ingressou no Ministério da Carteira como chefe de gabinete da Ministra Louise Munga Mesozi até dezembro de 2016. Em 3 de agosto de 2017, Anthony Nkinzo Kamole foi nomeado diretor-geral da Agência Nacional de Promoção de Investimentos (ANAPI), cargo que ocupa. ele ocupou antes de sua nomeação como chefe de gabinete do presidente Félix Tshisekedi.
Casado e pai de cinco filhos, fala fluentemente francês (língua oficial), inglês e duas das quatro línguas vernáculas da RD Congo, nomeadamente: suaíli e lingala.
t0- PANA KON/IS 14 junho2024