António Guterres reafirma "poder duradouro" da Carta das Nações Unidas
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) -O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, sublinhou segunda-feira o "poder duradouro" da Carta das Nações Unidas e "a importância do multilateralismo." no mundo
“Quando foram fundadas, as Nações Unidas eram um símbolo da unidade mundial. Hoje elas estão no seu epicentro”, afirmou Guterres, por ocasião do Dia das Nações Unidas que se celebra anualmente a 24 de outubro.
“A nossa missão é mais do que nunca importante”, frisou o SG da ONU, na Sala da Assembleia Geral em Nova Iorque.
Segundo um comunicado das Nações Unidas, ele indicou que, só trabalhando em conjunto, o mundo pode alcançar ambições como a prevenção de conflitos, a promoção do desenvolvimento sustentável, o respeito pelos direitos humanos e a proteção do planeta.
“A cooperação internacional é a única maneira de vencer a pandemia da covid-19, a emergência climática, a crescente desigualdade e a disseminação do ódio”, indicou.
Segundo o comunicado, o evento foi realizado no quadro das medidas de prevenção da covid-19, com os participantes a usarem máscaras faciais e manterem a distância física recomendada.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Volkan Bozkir, sublinhou que o Dia das Nações Unidas é "uma oportunidade de reconhecer o valor das Nações Unidas e dos seus povos."
"Desde campos de refugiados às operações de manutenção da paz, testemunhei pessoalmente o seu entusiasmo e as suas realizações em condições muito difíceis”, frisou.
Colocam literalmente alimentos nas mãos das pessoas, formam profissionais de saúde para combaterem a covid-19, fornecem material escolar para crianças carentes, medem o aumento do nível do mar e ajudam a manter a paz nas zonas de conflito ”, realçou.
Representantes da comunidade internacional reuniram-se segunda-feira na Sala da Assembleia Geral das Nações Unidas, para reafirmarem o seu compromisso de promoverem a paz mundial e o progresso por meio da cooperação.
O encontro ocorreu 75 anos depois de os líderes mundiais se terem comprometido a alcançar esta meta.
Um minuto de silêncio foi observado durante a cerimónia oficial de comemoração do Dia das Nações Unidas.
-0- PANA MA/AKA/IS/MAR/DD 27outubro2020