Agência Panafricana de Notícias

Antigo partido no poder na Côte d'Ivoire analisa participação eleitoral

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O presidente da Frente Popular Ivoiriense (FPI), atual oposição e antigo partido no poder, Pascal Affi N'Guessan, indicou quinta-feira que a participação do partido nas próximas eleições de 2015 será analisada durante o seu próximo congresso.

Instado a pronunciar-se sobre uma provável participação do FPI nas futuras eleições gerais de 2015, tendo em conta a sua posição de rejeição da nova Comissão Eleitoral Independente (CEI), Affi N'Guessan declarou que esta decisão será tomada depois de análise durante o próximo congresso cuja data não foi precisada.

Segundo Affi N'Guessan, o princípio para qualquer formação política é participar nas eleições, vencê-las e governar para aplicar o seu programa, sendo a não participação "uma exceção".

Sobre o boicote das eleições legislativas de 2011 e das autárquicas de 2013, explicou que as condições então prevalecentes não favoreciam qualquer participação, indicando que a lógica do adágio "não há dois sem três" não é aplicável aos pleitos eleitorais de 2015.

-0- PANA BAL/JSG/IBA/MAR/IZ 04julho2014