Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Movimento Popular para o Progresso (MPP), antigo partido no poder no Burkina Faso, exortou as novas autoridades do país a libertarem sem demora ou condições o ex-Presidente Roch Marc Christian Kaboré, deposto em janeiro 24 num golpe de Estado.
"O Movimento Popular para o Progresso está preocupado e questiona a detenção pelas novas autoridades do Burkina Faso de Roch Marc Christian Kaboré", escreveu em comunicado o seu presidente, Alassane Bala Sakandé.
Este último explicou que as preocupações do MPP se baseiam nas condições de detenção do Presidente Kaboré porque, “em menos de um mês, foi deslocado várias vezes e em condições de detenção cada vez mais duras”.
Exortou as autoridades consuetudinárias e religiosas a investirem a sua sabedoria em todas as esferas sociais do país para a libertação do ex-Presidente, estendendo o mesmo apelo à comunidade internacional.
Sakandé convidou ainda o Presidente do Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração (MPSR), tenente-coronel Paul Henri Sandaogo Damiba, a honrar os compromissos assumidos para assegurar o respeito pelos direitos fundamentais de todos os cidadãos, reconhecidos pela Constituição e por diversos instrumentos de que o Burkina Faso faz parte.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/IZ 23fev2022