Agência Panafricana de Notícias

Antigo ministro camaronês condenado a 25 anos de prisão por desvio de fundos

Yaoundé, Camarões (PANA) – O antigo ministro e ex-secretário-geral da Presidência da República dos Camarões, Marafa Hamidou Yaya, e os seus co-réus foram condenados sábado a 25 anos de prisão por desvio de 23 biliões de francos CFA (1 dólar americano equivale a cerca de 500 FCFA) destinados à aquisição dum avião para o Presidente Paul Biya em 2001.

O veredito do tribunal presidido pelo juiz Gilbert Schlick foi anunciado no termo duma audiência iniciada sexta-feira última e no termo da qual os réus foram reconhecidos culpados.

Além de Marafa Hamidou Yaya, Yves-Michel Fotso, antigo diretor-geral da Cameron Airlines (CAMAIR), bilionário e filho do riquíssimo empresário camaronês Victor Fotso, foi igualmente condenado a 25 anos de prisão.

Do mesmo modo, o empresário e político camaronês Jean-Marie Assene Nkou foi condenado a 25 anos de prisão.

Quanto aos outros co-reús, nomeadamente Jean-Marie Chapuis, antigo diretor-geral do Commercial Bank Cameroon (CBC) e a sua colaboradora, Géneviève Sandjon, foram condenados a 15 anos de prisão, enquanto Julienne Kounda, ex-diretora-geral adjunta do CBC foi condenada a 10 anos de prisão.

-0- PANA EB/JSG/CJB/TON 22set2012