Antigo chefe rebelde nomeado governador da região sudanesa de Darfur
Cartum, Sudão (PANA) - Um ex-líder rebelde sudanês, Mini Arki Minawi, foi nomeado governador da região de Darfur (oeste) no quadro do acordo de paz assinado no Sudão do Sul há um ano, soube a PANA de fonte oficial.
Darfur, uma região do tamanho da França, composta por cinco Estados, é palco de convulsões desde 2003.
Uma das primeiras pessoas a liderar uma rebelião lá foi Mini Arki Minawi, natural da mesma região, que dirigiu a Frente de Libertação do Exército / Sudão (ALS / F).
Após a derrocada do regime autocrático de Omar Al-Bashir, Presidente sudanês de 1989 a 2019, um novo acordo de paz foi concluído entre só beligerantes.
O atual Governo interino, liderado pelo ex-especialista da União Africana, Abdulla Hamdouk, chegou a um acordo de paz alargado que integra 12 principais movimentos rebeldes, incluindo o SLA / F de Minawi.
O acordo prevê a divisão do poder durante o período provisório que termina em dois anos, para dar lugar a um Governo eleito.
A agência de notícias estatal sudanesa SUNA disse que o primeiro-ministro Hamdouk emitiu uma declaração domingo, nomeando Minawi governador da região de Darfur.
Disse que a decisão se baseou nas disposições do Documento Constitucional do Período de Transição e do Acordo de Paz de Juba, no Sudão do Sul, assinado entre o Governo sudanês e os movimentos rebeldes, agora conhecidos como "movimentos de luta armada."
A nomeação também põe fim ao descontentamento geral segundo o qual o Governo arrasta só pés para implementar o acordo de paz.
A região de Darfur, no entanto, permaneceu instável, com confrontos comunitários entre nómadas e fazendeiros, o que representa um grande desafio para o novo governador que deverá dirigir a região e esforçar-se para unir diferentes grupos étnicos e tribais, o que o Governo Federal não conseguiu fazer até agora.
-0- PANA MO/VAO/MTA/IS/MAR/DD 02maio2021