Antigo autarca nomeado governador do Banco de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O ex- presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, foi nomeado governador do Banco de Cabo Verde, por um mandato de cinco anos, apurou a PANA capital cabo-verdiana.
Derrotado nas eleições municipais de 25 outubro último, Óscar Santos foi omeado por uma resolução do Conselho de Ministros, publicada segunda-feira, segundo a mesma fonte.
A nomeação de Óscar Santos, que nas eleições municipais voltou a liderar a lista do Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder), mas sem conseguir repetir a reeleição de 2016, era apontada como uma das alternativas do Governo para substituir João Serra, cujo mandato terminou desde de dezembro de 2019.
Na altura, este antigo ministro das Finanças no Governo então liderado por José Maria Neves, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde(atualmente na oposição) foi empossado no cargo de governador do BCV em dezembro de 2014, assumindo publicamente pretender apenas cumprir um único mandato.
O novo governador do BCV é natural do bairro de Lém-Ferreira, subúrbio da capital cabo-verdiana, onde nasceu a 08 de setembro de 1960.
Óscar Santos é licenciado em Teoria Económica e Métodos Quantitativos pela American University Washington DC, onde também cursou um mestrado em Economia, com especialização em Comércio e Finanças Internacional.
Exerceu a função de vereador das Finanças e Comércio na autarquia da capital, entre 2008 e 2016, e, nos últimos quatros anos, liderou a equipa camarária do concelho da Praia, substituindo o agora primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no cargo, de quem era o número 2.
Quadro do banco central, Óscar Santos desempenhou também as funções de coordenador da área de estudos económicos no Banco de Cabo Verde, do Programa Regional de Promoção do Emprego OIT/Portugal/Cabo Verde e do Projeto “Sistema de Informação do Mercado do Emprego”, SIME Portugal/ BIT.
A perda da autarquia, que alberga a capital cabo-verdiana, é a mais importante do país, com a derrota da lista liderada por Óscar Santos, para o PAICV, maior força da oposição, foi a maior surpresa das eleições municipais de outubro último no arquipélago.
Através da resolução 01/2021, o Governo recorda que o mandato do governador do BCV tem a duração de cinco anos, renovável por igual período, uma só vez.
-0- PANA CS/DD 05jan2021