Antigo Presidente da Transição e PM libertados no Mali
Bamako, Mali (PANA) - O Comité Local de Acompanhamento da Transição (CLST), no Mali, saudou a decisão do Governo maliano de levantar todas as medidas restritivas contra o ex-Presidente da Transição, Bah N 'Daw, e o antigo primeiro-ministro, Moctar Ouane, que acabam de ser libertados.
A CLST recordou uma recomendação neste sentido anunciada num comunicado da Conferência dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), datada de 30 de maio de 2021.
Numa nota, o CLST saudou as medidas tomadas pelo Governo do Mali para garantir àquelas personalidades o gozo dos direitos ligados ao seu estatuto de antigos chefe de Estado e primeiro-ministro.
O comunicado acrescenta que esta evolução positiva está em linha com os compromissos assumidos pelas autoridades da Transição.
Bah N'Daw e Moctar Ouane foram presos, a 24 de maio, e conduzidos por soldados ao campo militar de Kati, perto de Bamako.
Foram acusados pelo então vice-Presidente da Transição, coronel Assimi Goita, agora Presidente interino, de terem traído o espírito da Carta de Transição, ao formar um novo Governo sem consultá-lo.
Eles formaram um novo Governo com a exclusão de dois oficiais da Junta militar que destituiu, a 18 de agosto de 2020, o regime do Presidente Ibrahim Boubacar Kéita.
Os nomes excluídos foram os do coronel Sadio Camara (Defesa e Ex-Combatentes) e Modibo Koné (Segurança) .
Desde 24 de maio, Bah N'Daw e Moctar Ouane estavam em semi-detenção e não eram livres nos seus movimentos, apesar das tentativas de associações de direitos humanos e seus advogados que exigiam a sua libertação total.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/IZ 29ago2021