Agência Panafricana de Notícias

Antigas glórias de futebol africano assistem à cerimónia de distinções Aiteo CAF 2017 em Accra

Accra, Gana (PANA) - Todas as antigas Bolas de Ouro africanas desde a primeira edição deste galardão, em 1992, pela Confederação Africana de Futebol (CAF), são aguardadas na gala de entrega de distinções Aiteo CAF 2017 que vai decorrer quinta-feira 4 de janeiro de 2018, no Centro Internacional da Conferência em Accra, no Gana.

De Abedi Pele, primeira Bola de Ouro em 1992, passando por Riyad Mehrez, o último jogador coroado em 2016, os laureados que representam diferentes gerações estarão presentes na cerimónia organizada para homenagear os principais atores do futebol africano.

Estarão igualmente presentes o trio nigeriano, Emmanuel Amunike, Nwankwo Kanu e Victor Ikpeba, laureado quatro vezes, bem como os Camaroneses Samuel Eto’o Fils e Patrick Mboma, os Ivoirienses Yaya Toure e Didier Drogba (também laureado quatro vezes), e o Senegalês El Hadji Diouf, laureado duas vez consecutivas.

Os antigos laureados são George Weah da Libéria, Mustapha Hadji de Marrocos, Fréderic Kanoute do Mali, Pierre-Emerick Aubameyang do Gabão e Emmanuel Adebayor do Togo.

As mulheres estarão também presentes por que as princesas do futebol vão igualmente participar na maior festa que agrupa os principais atores do futebol.

A lista dos convidados não está limitada aos antigos laureados, mas abarca igualmente outros jogadores e oficiais cuja contribuição para o progresso do futebol africano não pode ser ocultada.

O Egípcio Mohamed Salah, o Gabonês Aubnameyang e o Senegalês Sadio Mané são os três selecionados para o presitigioso título de Bola de Ouro Africano, enquanto o trio composto por Asisat Oshoala (da Nigéria), Chrestina Kgatlana (da África do Sul ) e Gabrielle Aboudi Onguene (dos Camarões) vão disputar o título de Melhor Jogadora de futebol em África.

-0- PANA VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 24dez2017