Antiga oposição no Níger apela a militantes para apoiarem golpistas
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A União dos Patriotas do Níger (UPN), antiga oposição política no país, apelou quinta-feira aos seus militantes para apoiarem o Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), a junta militar que, quarta-feira última, derrubou o Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, soube a PANA de fonte oficial.
“O povo do Níger acaba de tomar conhecimento, sem surpresa, da intervenção das Forças de Defesa e Segurança na vida política do nosso país”, escreveu.
A UPN "reprova qualquer retenção inconstitucional no poder ou qualquer alteração pela força," mas apoia as motivações do CNSP expostas na sua declaração de emposse datada de 26 de julho de 2023, nomeadamente a degradação contínua da segurança no nosso país e a má governação económica e social”, revelou.
Disse comprometer-se a apoiar o CNSP na sua missão, desde que esta envolva a restauração da soberania nacional, da dignidade do povo do Níger, do Estado de direito, da boa governação, o combate à corrupção.
A segurança das pessoas e bens, justiça, igualdade de oportunidades para todos e o regresso à ordem constitucional normal o mais rápido possível, são entre outras condições impostas pela UPN para alinhar com os golpistas.
Exorta todos os parceiros bilaterais e multilaterais do Níger a prosseguirem normalmente com os seus programas de cooperação.
Concluindo, o movimento apela aos nigerinos do interior e da diáspora a manifestarem o seu apoio ao CNSP.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/DD 28julho2023