Praia, Cabo Verde (PANA) - O Ministério Público (MP) de Cabo Verde acusou a antiga diretora financeira da COJAP (I Jogos Africanos de Praia), Nair Semedo, de peculato, apurou a PANA de fonte judicial na cidade da Praia.
A acusação segue-se a suspeitas de desvio de mais de três milhões de escudos (cerca de 27 mil euros) das contas desta prova, corrida de 14 a 23 de junho último, na ilha cabo-verdiana do Sal, de acordo com um nota divulgada pelo MP.
Nair Semedo foi presa a 03 de julho deste ano pela Polícia Judiciária, em cumprimento de um mandado do Ministério Público, sob suspeita de crimes de peculato e infidelidade administrativa, supostamente praticados durante a organização desse evento desportivo.
Apresentada ao Tribunal da Comarca da Praia foi lhe aplicad como medida de coação a interdição de saída do país.
Os I Jogos Africanos de Praia (COJAP) aconteceram de 14 a 23 de junho, tendo sido considerado o maior evento desportivo jamais realizado em Cabo Verde.
Nessa ocasião, entraram no país, mais concretamente na ilha turística, cerca de mil atletas e 500 oficiais, oriundos de 54 países africanos.
Em relação a novos factos criminais apurados, relativamente à arguída, os respetivos autos continuam em investigação, afirmou o MP, mantendo-os ainda em segredo de justiça.
-0- PANA CS/DD 14out2019