Ano letivo inicia-se oficialmente na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O pontapé de saída oficial do ano letivo 2019-2020 foi dado segunda-feira no distrito de Riad (subúrbio do sul de Nouakchott), sob a presidência do chefe do Estado mauritano, Presidente mauritano, Mohamed Ould Cheikh El Ghazouani, constatou a PANA no local.
.
, abriudeuna presença de vários membros do Governo e do corpo diplomático acreditados na Mauritânia, constatou a PANA.
O novo Presidente mauritano, empossado a 1 de agosto último, aproveitou esta ocasião para insistir na “necessidade do ensino, na prioridade das prioridades e na importância duma escola republicana na preservação da coesão nacional”.
Considerou que esta necessidade deverá permitir “a todos os filhos do país aproveitarem a escolaridade sem nenhuma distinção, com justiça e equidade”.
O Presidente mauritano abordou igualmente a dimensão e a importância capital do ensino único, como meio para o progresso das sociedades, do desenvolvimento e da prosperidade dos países”.
Anunciou reformas para criar condições “duma escola com exigências da autenticidade e com imperativos da modernidade, adequando perfeitamente os valores do Islão à cultura Árabo-africana. Uma escola que reflita a igualdade e a coesão social”.
Estas reformas consistem em pôr termo ao fenómeno do absenteísmo, à alocação de recursos à educação progressivamente até 20 por cento do orçamento do Estado, antes do fim do atual mandato presidencial, num aumento significativo do tratamento dos professores.
Também se inscrevem nestas reformas um estatuto por criar para distinguir os mais merecedores, o recrutamento de seis novos professores, a realização de novas infraestruturas, nomeadamente disponibilização de três mil e 500 salas de aulas, e a disposição de manuais escolares, medidas contra o desperdício.”
-0- PANA SAS/BEH/MAR/DD 07out2019