São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O ano letivo 2022-2023 iniciou-se segunda-feira em todo território de São Tomé e Príncipe, mas com uma fraca afluência dos alunos para escolas e professores à espera de horários, constatou a PANA no local.
Ainda assim, cerca de 20.000 alunos a diferentes níveis de ensino em São Tomé e Príncipe iniciaram as aulas.
Prevê-se, no entanto, o arranque pleno das aulas na segunda semana de outubro corrente, apesar de um ligeiro atraso devido à realização das eleições legislativas, autárquicas e regionais a 25 de setembro último.
A Escola Patrice Lumumba, por exemplo, prevê, este ano letivo, 60 alunos por turma, devido ao fim do contrato entre Governo e a Santa Sé, que albergou, no ano transato, 10 turmas nas instalações da emissora católica "radio jubilar", no centro da cidade capital, São Tomé.
Apesar de terem sido construídas vários estabelecimentos de ensino nos últimos anos, a sobrelotação das salas de aulas vão continuar.
Por exemplo, a escola secundaria básica Patrice Lumumba, sita no centro da cidade de São Tomé acolherá 4.000 estudantes, número superior à sua capacidade real.
-0- PANA RMG/DD 05out2022