Angolanos no Congo sem casos positivos de covid-19
Luanda, Angola (PANA) – A comunidade angolana no Congo não registou, até agora, nenhum caso positivo da infeção do novo coronavírus (covid-19), anunciou esta quarta-feira o embaixador de Angola, em Brazzaville, Vicente Muanda.
Numa comunicação sobre a evolução da pandemia, no país, o diplomata explicou que os membros da comunidade angolana foram aconselhados a observar estritamente as medidas de contenção tomadas pelas autoridades locais.
“Até aqui não se registou nenhum elemento contaminado”, declarou, sublinhando que, a nível institucional, a Embaixada também implementou todas as medidas orientadas no quadro da prevenção contra a propagação da doença.
Vicente Muanda citou a redução do pessoal da Embaixada ao mínimo essencial como uma das decisões tomadas no cumprimento das orientações sobre a prevenção e o combate contra a doença que já matou mais de 180 mil pessoas, no Mundo inteiro.
Precisou que a Embaixada está neste momento a trabalhar com o “pessoal essencial”, encontrando-se os demais nas suas casas com as suas famílias.
Sobre a propagação da covid-19, no Congo, o diplomata angolano indicou que este país vizinho de Angola regista atualmente uma “expansão exponencial” da doença, “devido fundamentalmente à contaminação comunitária".
"Este sistema de contaminação comunitária constitui uma grande preocupação da população e das autoridades locais”, disse.
Com uma população de cerca de cinco milhões 125 mil habitantes e uma área de perto de 342 mil quilómetros quadrados, o Congo regista neste momento 165 casos de covid-19, maioritariamente concentrados na capital, Brazzaville.
A pandemia está presente em seis das 12 províncias do país, com 108 casos em Brazzaville, 50 em Ponta Negra, principal centro industrial e comercial do país, três em Kouilou, dois no Pool (sul), um em Sangha e outro em Cuvette (norte).
-0- PANA IZ 22abril2020