Angolana Adjany Costa vence Prémio Jovens Campeões de Terra para África
Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – A etno-ecologista angolana, especialista de fauna, Adjany Costa, venceu o Prémio Jovens Campeões da Terra para África, anunciou um comunicado transmitido terça-feira à PANA em Abidjan.
O galardão foi-lhe atribuído em reconhecimento da sua contribuição para a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade no seu país, de acordo com a fonte.
A laureada angolana, de 29 anos de idade, levou a cabo as suas ações de proteção no seio da comunidade Luchaze, na região montanhosa de Angola, ameaçada por práticas de subsistência não duráveis, causadas por três décadas de guerra civil.
Adjany Costa figura entre os sete outros laureados provenientes da América Latina, da América do Norte, da Ásia, da Ásia do Oeste, das Caraíbas, da Europa e do Pacífico, que vão receber os seus prémios a 26 de setembro próximo em Nova Iorque, nos Estados Unidos, à margem da uma cimeira sobre o clima.
As ações dos laureados serão objeto de campanha de comunicação na imprensa social e noutros canais, devendo os mesmos receber, além disso, um financiamento de arranque e uma assessoria.
Instituído desde 2017, este prémio apoiado por Covestro, uma empresa de fabricação de polímeros, é atribuído anualmente pela ONU-Ambiente a ecologistas cuja idade seja compreendida entre os 18 e os 30 anos, por terem ideias brilhantes para a proteção do ambiente.
Mais de mil candidatos propuseram seus projetos mais sete laureados acabaram retidos por um júri mundial dos 35 finalistas regionais.
-0- PANA BAL/BEH/SOC/MAR/DD 18setembro2019