Agência Panafricana de Notícias

Angola tem 35 milhões de hectares de terra arável

Luanda- Angola (PANA) -- Angola possui trinta e cinco milhões de hectares de terra arável, dos quais trinta milhões de hectares ainda virgens, classificados como potencialmente aráveis, destinados ao desenvolvimento da agricultura.
Estes dados foram apresentados quinta-feira aos participantes da 26ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para África, pelo Vice-Presidente de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na abertura da referida reunião, que decorre no Centro de Convenções de Belas, em Luanda.
O Vice-Presidente angolano deu a conhecer que o país possui potencialidades hídricas, representadas por 47 bacias hidrográficas.
Para aproveitar convenientemente estes recursos naturais e diversificar a económica nacional, Fernando da Piedade informou que Governo está a trabalhar na reestruturação do Sistema de Investigação Agrária, bem como nas reabilitações das Estações de Investigação Zootécnicas e Agronómicas.
A concessão de créditos aos pequenos e médios produtores, o fomento da comercialização e assistência técnica aos produtores agrícolas e pescadores, são outras políticas de incentivo ao incremento da produção de bens alimentares, indicou o responsável.
A 26ª Conferência Regional da FAO para África, que reúne ministros da Agricultura de 53 países africanos, está a abordar questões relacionadas com as condições climáticas, à segurança alimentar, à reforma do Comité de Segurança Alimentar e às fontes de financiamento para projectos agrícolas do continente negro.
Participam igualmente na reunião membros de organismos e agências das Nações Unidas e da União Africana.
A conferência, que termina sexta-feira, foi antecedida por uma reunião de peritos aberta segunda-feira ultima.