Angola sobe para 36 casos de covid-19
Luanda, Angola (PANA) – Angola anunciou terça-feira um novo caso positivo de covid-19, totalizando 36 infeções confirmadas desde o início da doença no país, em março deste ano.
Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, trata-se de um menor de 15 anos de idade, contacto do "caso 26", um cidadão nacional chegado de Portugal, a 18 de março passado e atualmente internado.
Foram testados 25 contactos diretos e ocasionais do mesmo paciente nº 26 que produziram oito casos positivos, disse.
Falando na habitual conferência de imprensa diária de atualização sobre a covid-19, no país, Franco Mufinda precisou que, com este novo diagnóstico, Angola soma nove casos de transmissão local, sendo os restantes todos importados.
Dos 36 casos confirmados até agora, dois resultaram em óbito, enquanto 11 foram recuperados e 23 continuam ativos e em tratamento.
No total, foram colhidas 4.075 amostras que deram 36 resultados positivos e 3.414 negativos.
As autoridades sanitárias controlam atualmente 1.005 pessoas em quarentena institucional, em todo o país, além de 414 casos suspeitos sob investigação e 996 contactos directos e ocasionais de pacientes.
Todos os casos já confirmados foram registados na capital, Luanda, encontrando-se nas demais províncias do país apenas casos suspeitos que cumprem quarentena institucional ou domiciliária.
Trata-se de casos maioritariamente importados de Portugal, envolvendo essencialmente cidadãos nacionais.
Os primeiros dois casos foram anunciados a 21 de março passado e, logo em seguida, foi decretado Estado de Emergência de 15 dias, a partir de 27 do mesmo mês, já renovado por duas vezes para vigorar até 10 de maio corrente.
Como medidas de contenção contra a doença, que já matou perto de 260 mil pessoas, no Mundo inteiro, foi decretado um confinamento geral com o encerramento das fronteiras nacionais, das escolas, das universidades e de alguns serviços públicos.
-0- PANA IZ 06maio2020