Angola sem novos casos de coronavírus em 72 horas
Luanda, Angola (PANA) – O número de casos de coronavírus, em Angola, manteve-se inalterado, nas últimas 72 horas, com os mesmos 29 ativos, 14 recuperados e dois óbitos, totalizando 45.
De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, dos 45 casos acumulados 18 são de transmissão local e os restantes importados (Portugal), enquanto os 29 ativos estão “clinicamente estáveis”.
Neste momento, o Ministério da Saúde controla 803 pessoas em quarentena institucional, 41 das quais tiveram altas, sendo três em Luanda, a capital, e a maioria na província meridional do Cunene (30), precisou.
Mufinda, que falava na habitual conferência de imprensa diária, explicou que, desde o início da doença, foram colhidas cinco mil 978 amostras, sendo 45 positivas e cinco mil 521 negativas, enquanto 412 estão em processamento.
Os primeiros casos positivos do coronavírus, em Angola, foram anunciados a 21 de março passado.
A distribuição dos casos confirmados, até agora, está concentrada em Luanda, encontrando-se nas restantes 17 províncias do país apenas casos suspeitos em seguimento pelas autoridades sanitárias.
Por esta razão, a província de Luanda continua sob cerca sanitária, estando proibidas todas as entradas e saídas de pessoas, exceto para o transporte de mercadorias ou evacuação de doentes e outras razões humanitárias.
Esta medida foi levantada para as demais províncias do país, no quadro do Estado de Emergência em vigor desde 27 de março último.
Para conter a propagação da pandemia, foi igualmente decretado o encerramento das fronteiras nacionais e a suspensão das aulas, dos cultos religiosos, da atividade de lazer e outras formas de aglomeração de pessoas.
-0- PANA 14maio2020