Angola regista seu 40º óbito da covid-19
Luanda, Angola (PANA) – Angola registou, nas últimas 24 horas, um novo óbito da covid-19, uma mulher de 41 anos de idade, que eleva assim para 40 o total de mortes ligadas ao coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, a paciente falecida estava internada no Hospital Geral de Luanda, a capital do país.
Ele explicou que o país registou igualmente mais 16 novos casos positivos da doença, dos quais um detetado na província central do Cuanza-sul, importado de Luanda.
Falando domingo na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia, Mufinda disse que os casos subiram agora para 932 no total, incluindo, para além dos 40 óbitos, 242 recuperados e 650 ainda ativos.
As autoridades sanitárias admitem, com base nos testes rápidos serológicos, que Luanda possa atingir os 45 mil casos da covid-19, até setembro próximo, uma vez que quatro em cada 100 pessoas estão expostas ao vírus SARS-Cov-2.
Mufinda considerou que a situação ainda é preocupante e que, para contornar este quadro, os cidadãos têm de ter maior responsabilidade para travar a cadeia de transmissão, fundamentalmente em Luanda, onde a circulação já é comunitária.
Dos 16 novos casos positivos, 15 são de Luanda, nos municípios de Belas, Talatona, Cacuaco e Viana, e nos distritos urbanos da Ingombota e Maianga, precisou.
São oito do sexo feminino e sete masculinos, com idades compreendidas entre os dois e os 82 anos.
O do Cuanza-Sul é uma mulher de 35 anos de idade que já se encontra sob os cuidados das autoridades sanitárias, no Centro de Tratamento da Covid-19 do Sumbe, disse o governante.
Dos 650 casos ainda ativos, prosseguiu, 14 estão em estado crítico e três precisam de cuidados de hemodiálise, enquanto os restantes estão clinicamente estáveis e internados em unidades sanitárias de referência.
Nas últimas 24 horas, foram efetuados 282 testes de laboratório com 16 amostras positivas e 266 negativas de um total de 58.605 colhidas até agora, com 932 resultados positivos e 57.673 negativos.
A quarentena institucional tem 465 pessoas ao passo que as autoridades sanitárias têm sob vigilância 3.913 contactos de pacientes internados.
-0- PANA IZ 27julho2020