Angola regista primeiros casos de covid-19 fora da capital
Luanda, Angola (PANA) – Angola registou, nas últimas 24 horas, seis novas infeções de covid-19, das quais três em Luanda e três na província nortenha do Cuanza-Norte, os primeiros casos positivos fora da capital do país.
De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, os casos do Cuanza-Norte são dois cidadãos oeste-africanos e um angolano, com idades compreendidas entre 34 e 58 anos.
Mufinda explicou que os três são todos residentes em Luanda, mas que viajaram para o Cuanza-Norte em violação da cerca sanitária imposta à capital do país, no quadro das medidas preventivas e de combate contra a propagação da covid-19.
Um deles “inspira cuidados, por apresentar comorbidade com uma doença pulmonar de base”, alertou Mufinda terça-feira na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus, no país.
Os três casos da capital são de transmissão local detetados na cerca sanitária do bairro Hoji-ya-Henda, em Luanda, disse o governante, precisando que são todos cidadãos nacionais, dos quais dois do sexo masculino, ambos de 21 anos de idade, e uma menina de 17 anos.
Ao todo, o país contabiliza agora 148 casos positivos, dos quais 83 de transmissão local e os restantes importados, maioritariamente da Rússia (53%) e de Portugal (38%) além de outros provenientes de Espanha, África do Sul, Cuba e Brasil.
Os 148 casos incluem seis óbitos, 64 recuperados e 78 ativos, indicou Franco Mufinda.
Nas últimas 24 horas, foram realizados 451 testes, sendo seis positivos e 445 negativos de um total de 15.183 amostras colhidas, desde o início da doença, no país, em março deste ano.
O total de amostras colhidas deu 148 resultados positivos e 14.433 negativos, enquanto 605 estão ainda em processamento.
O país tem neste momento 460 casos suspeitos e 1.204 cidadãos sob vigilância sanitária.
-0- PANA IZ 17junho2020