Agência Panafricana de Notícias

Angola regista 21 mortos e 128 feridos em acidentes de viação durante Natal

Luanda, Angola (PANA) – Vinte e uma pessoas morreram e 128 outras ficaram feridas durante as festas de Natal em Angola em consequência de acidentes de viação, segunda causa de morte no país depois do paludismo, soube-se de fonte da Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT).

Segundo o porta-voz da DNVT, o sub-inspetor Angelino Sarrote, durante as festas de Natal de 2010 houve um aumento de um morto e 14 feridos em relação ao mesmo período de 2009.

Precisou que durante o período em referência foram registados 82 acidentes rodoviários, mais 11 em relação ao Natal do ano passado.

A Polícia aponta o excesso de velocidade, a condução sob efeito de álcool, o mau estado técnico das viaturas, bem como o desrespeito das regras de trânsito como as principais causas dos acidentes.

Durante a quadra festiva, a DNTV realizou uma campanha de prevenção e segurança rodoviária com o uso de radares para controlo da velocidade e de bafómetros para testagem de álcool ao longo da via, bem como de helicópteros e de viaturas e motorizadas para patrulhamento.

A campanha inclui ainda o aconselhamento dos automobilistas para mais prudência na condução, a observação das normas de condução, a redução do consumo de álcool, o uso dos cintos de segurança, a moderação da velocidade dentro e fora das localidades e a não utilização do telemóvel durante a condução.

-0- PANA JG/TON 28Dez2010