Luanda, Angola (PANA) - Angola pretende incrementar a sua participação em missões das Nações Unidas de manutenção de paz onde tem atualmente dois oficiais da Polícia Nacional, destacados precisamente na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNAMISS, sigla em inglês), soube a PANA de fonte oficial.
Esta revelação foi feita sexta-feira última em Nova Iorque, nos Estados Unidos, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Tetê António, durante um encontro de trabalho com o subsecretário-geral das Nações Unidas para as Operações de Paz, Jean Pierre Lacroix, segundo a mesma fonte.
Durante a reunião, as dois interlocutores falaram da necessidade de Angola e o Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas trabalharem no sentido do reforço da sua cooperação, com a implementação de quatro componentes fundamentais.
Trata-se da preparação de uma Companhia de Forças Especiais Angolanas, da preparação de um Esquadrão de Helicópteros, do treinamento de tropas das Forças Armadas Angolanas (FAA) para missões de operações de paz e o destacamento de oficiais das mesmas na sede da ONU, Nova Iorque.
-0- PANA JA/DD 12novembro2023