Angola recupera mais 19 pacientes de coronavírus
Luanda, Angola (PANA) – Angola anunciou sábado a recuperação de mais 16 doentes da covid-19, o maior número de curas registado no país desde o início da pandemia, em março deste ano.
De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, a cura dos 19 pacientes representa um ganho, “fruto de uma nova abordagem psicossocial aos doentes”.
O país totaliza agora 138 casos confirmados, com o registo, nas últimas 24 horas, de mais oito infetados, com idades compreendidas entre 22 e 42 anos, dos quais cinco de contaminação local e três importados.
Os novos casos positivos são seis homens e duas mulheres, enquanto dos três importados dois vieram da Rússia e um do Líbano, precisou Franco Mufinda.
O governante anunciou igualmente a sexta vítima mortal, um paciente de 92 anos de idade, que estava internado na Clínica Multiperfil, na sequência de um acidente vascular cerebral e com teste de covid-19 positivo.
Assim, o país passa a ter um balanço de 138 infeções acumuladas, das quais seis resultantes em óbitos, 61 recuperações e 71 casos ativos.
Os casos de contaminação local subiram para 75, sendo os restantes importados de países como Portugal, França, Espanha, Rússia e Líbano, entre outros.
Estão sob investigação 459 casos suspeitos, enquanto os contactos dos casos positivos sob vigilância são agora 1.199, indicou Mufinda.
Em relação à atividade laboratorial, disse, foram processadas, nas últimas 24 horas, 608 amostras, sendo oito positivas e 600 negativas.
-0- PANA IZ 14junho2020