Agência Panafricana de Notícias

Angola negocia extradição de nacionais condenados na Zâmbia

Luanda, Angola (PANA) - Angola está a negociar com a Zâmbia a extradição de dezenas de cidadãos seus condenados à prisão neste país vizinho para permitir que cumpram as suas penas em território nacional, anunciou quinta-feira fonte oficial em Luanda.

Encontram-se a cumprir penas nas prisões zambianas por diversos crimes, incluindo homicídio, 49 cidadãos angolanos dos quais 20 condenados à morte cuja execução as autoridades angolanas pretendem evitar com a sua extradição para o país.

Em declarações à imprensa em Luanda, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, explicou que, no quadro das negociações em curso, documentos estão em análise para a possível assinatura de um acordo de extradição, uma vez que a lei angolana não prevê a pena de morte.

Para o efeito, o ministro anunciou que deve deslocar-se à Zâmbia ainda este mês para prosseguir as negociações sobre o assunto com as autoridades zambianas.

Esta será a segunda visita à Zâmbia, em menos de três meses, de um governante angolano com a missão de discutir a questão com o Governo do Presidente Michael Sata, depois da efetuada, em maio passado, pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira.

Angola deixou de aplicar a pena de morte em 1979, e aboliu-a oficialmente em 1991, com a revisão constitucional.

-0- PANA IZ 02ago2013