Agência Panafricana de Notícias

Angola nas Assembleias Anuais do BAD na Côte d'Ivoire

Luanda- Angola (PANA) -- Uma missão governamental angolana chefiada pela ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, vai participar na capital económica iviriense, Abidjan, nas Assembleias Anuais do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) a realizar-se de 27 a 28 deste mês.
Ana Dias Lourenço é a Governadora do BAD por Angola e a missão que chefia integra responáveis dos Ministérios do Planeamento e das Finanças e do Governo do Banco Nacional de Angola (BNA), segundo a Agência Angola Press (Angop).
Na sessão de Abidjan, o BAD vai avaliar o grau de desenvolvimento dos projectos financiados pela instituição e seus parceiros, nos últimos 12 meses, visando a melhoria das condições de vida das populações do continente.
Vai igualmente examinar os problemas relacionados com a exiguidade de infraestruturas económicas e sociais em África e o reforço da capacidade financeira e institucional para combater à fome e a pobreza.
Na sua sessão anterior realizada em Maio de 2009, na capital senegalesa, Dakar, os governadores do BAD recomendaram a realização de estudos sobre as necessidades de aplicação dos fundos adicionais aprovados nas reuniões anuais.
Para fazer face aos efeitos da crise financeira nas economias africanas, atender a novos pedidos de financiamento, garantir a funcionalidade, credibilidade e manutenção das suas acções, o BAD aprovou um aumento de de 200 porcento do seu capital então autorizado de 33,680 biliões.
Este incremento correspondia a 67 biliões e 360 milhões de dólares norte- americanos de capital adicional, para o qual os países accionistas deveriam desembolsar 16 biliões e 170 milhões de dólares, nos oito anos seguintes.
O capital previsto a partir das Assembleias Anuais de Abidjan estima-se em mais de 100 biliões de dólares americanos.