Agência Panafricana de Notícias

Angola lança primeiro jornal sobre saúde

Luanda- Angola (PANA) -- O Ministério angolano da Saúde lançou quinta-feira, em Luanda, a primeira edição do "Jornal da Saúde de Angola", um periódico mensal consagrado a questões essencialmente ligadas ao ramo, anunciou no mesmo dia a Agência Angolana de Notícias (ANGOP).
Numa iniciativa conjunta com a Ordem dos Médicos de Angola (OMA) e com uma tiragem de 21 mil exemplares de distribuição gratuita, o periódico foi lançado durante as celebrações do Dia Internacional do Rim.
De acordo com os seus promotores, o jornal deverá de servir como meio de informação para os técnicos de saúde e para a população em geral sobre os vários cuidados a ter para a prevenção de doenças.
Nesta primeira edição, o Jornal da Saúde de Angola trás como destaque um titulo que homenageia a mulher, numa altura em que se comemora o mês da mulher, uma entrevista com o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, e informações sobre os cuidados a ter com a água.
Educar e promover a saúde e um estilo de vida saudável figura entre os principais objectivos do periódico que traz igualmente informações sobre como prevenir, controlar e curar a tuberculose, tida como o inimigo silencioso do homem.
O Jornal da Saúde de Angola surge ainda com o intuito de contribuir para o prolongamento e melhoria da vida dos Angolanos, através da divulgação de informação sobre saúde, cientificamente correcta, rigorosa e clara, segundo a mesma fonte.
Este projecto informativo, que conta com um conselho editorial nomeado pelo Ministério da Saúde e pela Ordem dos Médicos de Angola, foi também apresentado como um "veículo de formação e informação" para os médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da classe.
Tem o apoio do Banco Espírito Santo Angola (BESA), numa acção que se enquadra na política de apoio e divulgação da sustentabilidade desta instituição bancária cuja estratégia de responsabilidade social assenta na preservação ambiental, no apoio social e educativo e na valorização da cultura angolana.