Agência Panafricana de Notícias

Angola inaugura estádios para CAN 2010

Luanda- Angola (PANA) -- Dois dos quatro estádios que vão albergar o Campeonato Africano das Nações (CAN), previsto para 10 a 31 de Janeiro de 2010 em Angola, foram inaugurados nas províncias de Luanda e Benguela.
O estádio 11 de Novembro em Luanda, inaugurado domingo à noite pelo Presidente José Eduardo dos Santos, tem capacidade para 50 mil espectadores.
Ele vai acolher os jogos do grupo A (Angola, Malawi, Argélia, Mali), bem como as cerimónias de abertura e de encerramento do CAN.
A infraestrutura possui um campo de futebol, uma pista de atletismo, sala de conferências e de controlo antidoping, bares, restaurantes, postos médicos e esquadra da polícia.
Ela comporta ainda quatro áreas VIP, 40 cabines de imprensa, tribuna de honra, salas de apoio, 11 saídas de emergência e 600 holofotes para iluminação.
O segundo estádio, denominado Ombaka, foi inaugurado segunda- feira em Benguela (litoral-centro) pelo primeiro-ministro António Paulo Kassoma.
O estádio de Ombaka, com capacidade para 35 mil espectadores, será palco dos jogos do grupo C (Egipto, Moçambique, Nigéria e Benin).
O empreendimento possui um campo de futebol com 68 metros de largura e 105 de comprimento, bem como um parque de estacionamento para três mil e 365 viaturas e 537 autocarros.
Ele possui igualmente salas VIP, de imprensa, lojas, postos para Bombeiros, enfermaria e vestiários.
Os outros dois estádios que deverão acolher o CAN 2010 serão inaugurados terça e quarta-feiras nas cidades de Lubango (sul) e Cabinda (norte).