Agência Panafricana de Notícias

Angola importa técnicas argentinas de produção de gado bovino

Luanda, Angola (PANA) - Angola vai importar da Argentina novas técnicas de produção de gado bovino, através da empresa agroindustrial Tecnoland, para melhorar o fornecimento de carne de qualidade a partir da região sul do país, noticiou terça-feira a imprensa local.

Segundo a mesma fonte, que cita o responsável da Tecnoland, Nestor Giacussa, as novas técnicas consistem em implantar embriões de raças melhoradas, através do processo de inseminação artificial.

Numa primeira fase, o objetivo é criar mais de 500 espécies em embriões das raças brangus, gir, bóer, brahman, nelore, simbra, bonsmara, que podem ser cruzadas com algumas raças autóctones, disse Nestor Giacussa.

Justificou que Angola reúne condições para que se criem embriões, uma vez que possui um clima favorável, animais compatíveis para a procriação de espécies, principalmente da vaca, que se reproduz num processo hormonal em embrião de menor valor.

“O que nós queremos incrementar em Angola é o mesmo que já realizámos na Argentina, cujos resultados são positivos e onde a técnica de transferência de embriões de alto valor animal já está a ser exportada para outros países da América Latina e da Europa”, sublinhou.

Falando no quadro das quintas Jornadas Internacionais de Bonivicultura de Carne, Giacussa explicou ainda que o processo de implantação de embriões nas vacas melhoradas e autóctones permite que os animais tenham uma genética pura e incorporem novas raças.

Estas jornadas reuniram na cidade do Lubango, capital da província meridional angolana da Huíla, especialistas nacionais e estrangeiros em veterinária para analisar as formas eficazes de combater as principais doenças que afetam o gado bovino no sul do país.

Entre os presentes estiveram veterinários e consultores da Argentina, da África do Sul e de Cuba, bem como criadores de gado tradicionais e modernos, fazendeiros, docentes e discentes da Faculdade de Medicina Veterinária do Huambo, entre outros.

Na ocasião, o diretor provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural na Huíla, Lutero Campos, manifestou a sua preocupação pelas doenças dos carbúnculos hemáticos e sintomáticos e peripneumonia contagiosa, que afetam o gado na região sul de Angola.

Ele indicou que as sugestões produzidas nas jornadas deverão ser enviadas às estruturas competentes para, depois da sua apreciação, serem incluídas nos programas destinados ao aumento da produção da bonivicultura, contribuindo para o desenvolvimento da região.

-0- PANA IZ 13ago2013