Agência Panafricana de Notícias

Angola financia reabilitação de quartel em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo de Angola vai financiar a reabilitação do quartel militar “Jaime Mota”, situado na zona histórica da capital cabo-verdiana, soube a PANA, quinta-feira, na cidade da Praia de fonte oficial.

Cabo Verde solicitou o apoio de Angola, com base na cooperação no domínio militar existente entre os dois países, tendo as autoridades angolanas respondido positivamente ao pedido para financiar o projeto, em montante que não foi divulgado.

O processo de reabilitação desta unidade militar vai ser um dos temas em agenda da visita do ministro angolano da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem, a Cabo Verde, a partir do próximo dia 28 de novembro, a convite do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Tolentino.

O quartel Jaime Mota é a mais antiga instalação militar da capital cabo-verdiana, construída no período colonial.

O edifício, considerado um ex-libris da capital cabo-verdiana, foi durante os primeiros anos da independência de Cabo Verde a sede das então Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) que tinham na sua base combatentes cabo-verdianos que participaram nas matas da Guiné-Bissau na luta armada contra o regime colonial português pela independência desses dois países.

Com o surgimento de novas instalações militares nos arredores da Praia, o quartel Jaime Mota perdeu o protagonismo que teve nos primeiros anos de independência, chegando-se até a aventar a possibilidade da sua transformação numa unidade hoteleira de luxo no centro histórico da cidade da Praia (Platô).

Entretanto, o ministro cabo-verdiano da Defesa, Jorge Tolentino, anunciou, quarta-feira, que o quartel militar vai ser reabilitado com base num projetodo arquiteto cabo-verdiano Frederico Hopffer Almada.

-0- PANA CS/TON 07nov2013